Algumas das principais características do grafeno é que ele é um material extremamente resistente, maleável, transparente e impermeável. O uso desse material permitirá a criação de dispositivos como smartphones, tablets e laptops extremamente flexíveis, que podem ser dobrados ou amassados, sem que isso altere seu funcionamento. Além disso, estes dispositivos poderão ser transparentes como vidro, finos como folhas, porém com ecrãs de altíssima definição.
Os electrões movem-se através do grafeno com praticamente nenhuma resistência e aparentemente sem massa e isso faz com ele transporte eletricidade de forma mais eficiente, precisa e mais rápida do que qualquer outro material. Esse alto nível de condutividade poderá ser usado para criar baterias que tenham dez vezes mais capacidade de retenção elétrica do que qualquer outra coisa que conhecemos.
O grafeno é o material mais impermeável já descoberto, sendo que nem mesmo os átomos de hélio conseguem atravessa-lo. Por outro lado, o único material que consegue passar pelo grafeno é a água. Com isso, esse material poderá ser utilizado em novas tecnologia de purificação de água. Um projeto da Universidade de Manchester já mostrou que é possível transformar a água do mar em água potável utilizando uma “peneira” de grafeno, capaz de remover o sal da água.
Em 2013, pesquisadores das Universidades de Bath e Exeter conseguiram aumentar em 100 vezes a velocidade de transmissão de dados ao utilizar interruptores ópticos feitos de grafeno. Além disso, o Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, produziu uma antena de grafeno que permitiu transmitir 128 GB em apenas um segundo.
Infelizmente, o grafeno ainda possui um preço muito elevado de fabricação, sendo que o material suficiente para cobrir uma cabeça de alfinete custaria mais de 650 euros
Porém, espera-se que com o aumento de estudos na área e sua sintetização em grande escala, esse material se torne acessível e amplamente difundido.
Actualmente já existem planos para construção de fábricas de grafeno no Brasil, Espanha, Austrália, China e Coreia do Sul.
Basicamente necessito de toda a engenharia e apoio científico e de I&D. Tendo esse projecto desenhado e orçamentado, poderei procurar investimento para desenvolver a prova de conceito e após o sucesso da prova, angariar investimento para estabelecer a unidade de produção.